Contato

Mail: danielguzinski@gmail.com
Blog2: http://danieldepoimentos.blogspot.com
Consultório: Rua Gonçalo de Carvalho 209/203, Bairro Independência, POA, RS, Brasil

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Pânico, não o da TV!

Dentre todas as doenças psiquiátricas, o pânico vem tomando grande destaque. Mas não pense que é pelo programa de TV! É pela grave repercussão que tem nas pessoas acometidas por essa doença.
Imagine viver ansioso o tempo todo. E aos poucos os sintomas aumentam de intensidade e começam a interferir no dia a dia da pessoa. Passado mais algum tempo, a pessoa tem um medo súbito, intenso, sensação de perda de controle, entre outros sintomas.
Para muitos incrédulos nas doenças psiquiátricas, que dizem se tratar de frescura um ataque de pânico, aconselho conversar com a vítima durante o ataque. Certamente ela vai mudar de opinião. Primeiro: porque não obterá respostas aos questionamentos feitos naquele momento. Segundo: a situação aparentará um quadro mais grave e o leigo-doutor não saberá como agir. A partir de então, pensará muito e chegará a conclusão de que aquilo não é brincadeira.
Por envolver, muitas vezes, sintomas somáticos (sintomas que o corpo emite...) tais como: falta de ar, aperto no peito, boca seca, palpitações, a doença é, muitas vezes, mal diagnosticada.
Boa parte dos pacientes chegam no consultório do psiquiatra com uma extensa lista de exames e consultas previamente realizadas. Entretanto, sem nenhum diagnóstico. Fosse antigamente, diria-se que é uma coisa do capeta, um encosto.
Como não acredito, tanto, no misticismo, aconselho consultar um psiquiatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário