Contato

Mail: danielguzinski@gmail.com
Blog2: http://danieldepoimentos.blogspot.com
Consultório: Rua Gonçalo de Carvalho 209/203, Bairro Independência, POA, RS, Brasil

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O que fazer?

A discussão da semana está centralizada no jogo de domingo entre Grêmio e Flamengo. Um Maracanã lotado espera o tricolor gaúcho. De um lado, a maior torcida do Brasil. Do outro, o clube mais copeiro do Brasil. Até aí, tudo bem.
O Flamengo entrará em campo sabendo que basta uma vitória simples. Dessa forma, se tornará hexa-campeão. Feito que o elevará ao mais alto lugar no pódio dos campeões brasileiros. Se igualará ao São Paulo em número de títulos.
O Grêmio...bom...aí começa o problema. Para o tricolor gaúcho não resta mais nada a fazer no campeonato. Longe da disputa pelo título e da possibilidade de ir para a Libertadores, o que fazer no Maracanã? Nada! Não é bem assim. O Grêmio, hoje, está no centro das atenções. Ele decidirá o campeonato. Não, não estou louco! Mas é a mais pura verdade. Três clubes torcem para o tricolor dos pampas. São paulo, Palmeiras e o "arqui-rival"..."o co-irmão"...o glorioso Sport Club Internacional. Basta o Grêmio empatar e o título sai do RJ e vai para SP ou RS. Mas para o RS azul? NÃAAAOOOOO! Para o RS vermelho! Então o que resta ao Grêmio? Jogar a morrer? Lutar bravamente? Usar a alma castelhana? Levar a geral para o Maraca e fazer a avalanche no gol do Jonas? Calar o Maraca e relembrar a final da Copa de 50?
Tenho lido muito sobre o assunto. Filósofos, psicanalistas, jornalistas esportivos estão discutindo diariamente o que o Grêmio deve fazer. Ora, como colorado respondo: ENTREGAR O JOGO! Repito: NÃO ESTOU LOUCO! Não estou entendendo a causa de tanta dramaticidade.
Torcedor colorado, responda: você ganharia o jogo e deixaria o Grêmio ser tri-campeão brasileiro??? Responda honestamente! Lembre-se de que somos tri-campeões! E que o outro TRI no RS é a passagem de ônibus e o TRI-legal! Viram, não me controlei...tive que soltar uma. Vamos adiante e com seriedade!
Vivemos em um estado de opostos. Seja na política, nas artes, na saúde e no esporte...em qualquer área, sempre haverá um opositor! A "flauta" faz parte da cultura futebolística. E o torcedor rival se vangloria na derrota do "inimigo". Ainda mais quando a perda do grande título passa pelas suas mãos. Como numa tourada, como no Coliseu, como na Grécia antiga...o futebol é o templo do conflito moderno (vamos com calma...chega de sangue nos estádios...figura de linguagem os exemplos, ok?). Duas torcidas rivais. Duas formas de pensar o futebol completamente diferentes. O Grêmio e a sua bravura, a mentalidade de nunca desistir. O Inter e o futebol bonito, a mentalidade de que futebol é um jogo simples.
Isso tem gerado discussões sobre ética e moral no futebol. Ora, vamos parar com isso! Ética? O Inter perdeu o campeonato para ele mesmo. Listo 3 exemplos: os jogos contra Cruzeiro e Botafogo no Beira-Rio (duas derrotas) e o empate contra o Fluminense no Maracanã (falha do goleiro colorado e um empate no último minuto do jogo!).
A vaga na Libertadores está garantida! O Grêmio já fez a sua parte. Empatou com o Cruzeiro e ganhou do Palmeiras. Aliás, caso o Inter ganhe a Libertadores de 2010, o DVD começará com os gols do Herrera (contra o Cruzeiro no Mineirão lotado) e o do Max Lopez contra o Palmeiras (além do balãozinho genial!). Jurei que me controlaria! Viram, não tem como!
Agora...bem que o co-irmão poderia ter um pouquinho de compaixão...
Imagine a capa da ZH "azul" na segunda: em jogo épico, Grêmio cala o Maraca! Os dirigentes tricolores dizendo: viram colorados, vocês dependem da gente para ganhar o título! Como é bom sonhar...meu medo estaria na seguinte capa: Grêmio faz a sua parte, mas INTER empata e deixa o título escapar...acaba o brasileirão em 4°... e tem que disputar a pré-libertadores!
Pensando bem...Grêmio...entrega o jogo! Seria humilhação demais para o meu pobre coração...