Contato

Mail: danielguzinski@gmail.com
Blog2: http://danieldepoimentos.blogspot.com
Consultório: Rua Gonçalo de Carvalho 209/203, Bairro Independência, POA, RS, Brasil

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Tchau, ENEM!

O vestibular ou toda e qualquer forma de acesso à universidade são fatores geradores de ansiedade. Some a isso uma pitada de "desorganização" e o caos está formado. Os episódios ocorridos no último ENEM que o digam. Falha na impressão da prova amarela, cabeçalho invertido na grade de respostas, fiscais despreparados e sem nenhum treinamento, falta de informações entre as autoridades. O ministro da educação disse que tudo foi bem, o presidente, pela manhã, falou: foi um sucesso! Na troca dos astros, digo, após o pôr do sol, o presidente falou: faremos quantos ENEM's forem necessários e nenhum estudante será prejudicado. Diante disso, quase 5 milhões de estudantes assistem esse espetáculo digno de cinema. E como ficam os estudantes?
Essa talvez seja a pergunta de milhões de pais. A dos estudantes deve ser: e eu como fico? e o meu futuro? Não pretendo ser o Joãosinho do passo certo, mas algo deu errado e afetou os estudantes. Não estou mais falando do futuro desses estudantes. Que estão dentro de um jogo de interesses, algo do tipo, o MEC oferece mais verbas, as universidades aceitam o ENEM no seu processo seletivo e tudo está resolvido. Enganam-se as autoridades. Trabalho há 10 anos com estudantes que preparam-se para os mais difíceis vestibulares. Entendo a ansiedade gerada por um concurso importante, mas agora é diferente. Os estudantes convivem com mudanças nas regras, cancelamentos de provas, dúvidas quanto a lisura dos processos seletivos que dão acesso ao ensino superior. 
Diante disso, o que fazer? Uma passeata? Foi feita, não resolveu. As autoridades estão fechadas nos seus gabinetes e se julgam dotadas de todo o conhecimento universal. A opinião dos envolvidos não vale nada. Resta aos vestibulandos estudar. Vou tentar ajudar com algumas dicas:
  1. volte aos estudos, apesar de tudo!
  2. retome a sua rotina ou crie uma nova para a reta final
  3. ao identificar pensamentos do tipo: e o ENEM? O que vai acontecer? Pare de estudar! Lembre-se: ainda restam muitas provas, é preciso estudar especificamente para cada uma delas.
  4. converse com os seus professores e estabeleça uma estratégia de estudo para cada uma das provas que estão por vir.
  5. descubra as regras dos vestibulares: qual matéria tem peso maior, qual o estilo da prova, quanto tempo levo para fazer a prova, como deve ser feita a redação.
  6. converse com seus pais, explique as características dessas provas. 
  7. faça diversas provas anteriores, elas serão um roteiro de estudos importante.
  8. agora é hora de estudar com estratégia. Não adianta estudar tudo de tudo, mas sim o que é mais cobrado em cada uma das provas.
  9. respeite o seu limite de manter a atenção o máximo tempo possível. Ficar estudando desatento é desperdício de tempo e um fator a mais de estresse.
  10. esqueça o ENEM, pense nas provas que estão por vir e boa sorte!