Contato

Mail: danielguzinski@gmail.com
Blog2: http://danieldepoimentos.blogspot.com
Consultório: Rua Gonçalo de Carvalho 209/203, Bairro Independência, POA, RS, Brasil

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Rapidinho...

As discussões existentes sobre educação tem me chamado a atenção. Em época de vestibular, NOVO ENEM, SiSU, etc, etc, etc, esses assuntos saltam aos olhos. Mas o que fazer? Essa pergunta domina o dia a dia dos vestibulandos. Todos estão ansiosos. Passado o carnaval, chegamos ao novo ano. Chegamos em 2010! Muitos ainda estão decidindo, fazendo escolhas. Qual o cursinho, o professor, o local mais adequado, a melhor estrutura, o melhor programa, onde eu faço? Entendo que isso é importante, mas não é o decisivo. Claro que a dupla aluno-professor deve funcionar harmonicamente, sem desconfianças, sem sobressaltos. Mas o mais importante está na estratégia.

O que é estratégia? Quando se vai para uma decisão é preciso pensar em todos os detalhes. As descobertas apresentadas pelas neurociências nos colocam frente a uma nova realidade, um novo conhecimento do cérebro humano. Sabemos que não adianta estudar 25 horas por dia. Não conseguimos fixar a atenção durante todo esse tempo. Precisamos de intervalos menores, mas de grande intensidade de concentração. 

Esse talvez seja o principal aliado no grande problema verificado no ENEM. Uma prova grande com pouco tempo. Saiu-se melhor o estudante mais ágil, mais bem preparado na execução de grande quantidade de exercícios em pouco tempo. O aluno que foi treinado sob grande pressão levou vantagem. Veja bem, não quero fazer a defesa da grande quantidade de aulas durante o dia. Quero a mescla entre aulas e simulados.

Capacitar o aluno é uma tarefa árdua, mas fundamental nesse momento. A realização de tarefas com metas claras e objetivos bem definidos são de suma importância. Colocar o aluno sob pressão antes do dia da prova. Isso tornará o dia "D" uma seqüencia do trabalho realizado durante o ano. 

Pensei nisso depois de diversas conversas com vestibulandos. O que mais ouvi não foram queixas sobre a dificuldade da prova. Mas o seguinte discurso era comum a todos: "se eu tivesse mais duas horas para resolver essa prova, teria ido muito melhor". Diante disso, é hora de buscar soluções. E rápido...