Contato

Mail: danielguzinski@gmail.com
Blog2: http://danieldepoimentos.blogspot.com
Consultório: Rua Gonçalo de Carvalho 209/203, Bairro Independência, POA, RS, Brasil

sábado, 9 de janeiro de 2010

Eu tenho um sonho...


"I have a dream..." Eu tive um sonho, reli o discurso imortalizado por Martin Luther King. Nele, um gênio que lutou pela liberdade dos negros nos EUA e que entrou para a história dizia que tinha um sonho. Aliás, vários. Dentre os sonhos, estava a esperança de viver num mundo onde todos tivessem as mesmas oportunidades. Negros e brancos, pobres e ricos.
Chegamos na UFRGS. Depois de um ano de trabalho árduo, chegamos ao tão esperado dia. O vestibular pode não ser o método mais adequado de seleção para o ingresso na Universidade. Mas acredito ser o mais justo. Ele coloca todos os participantes em igualdade de condições. Todos podem sonhar com a tão almejada vaga. Pobres e ricos, negros e brancos...
E todos estamos sonhando com a vaga! Esse sonho começou há tempos. Mas vou tentar relembrar partes desse sonho. Vou começar pelo período de preparação.
Quando nos conhecemos, em março, numa palestra de um "cursinho com nome italiano" realizada por um psiquiatra com um sobrenome meio "judeu", a mistura começava. Nesse dia, conheci uns "caras" legais. E eles tinham um sonho. Assim como eu tinha o sonho de ser médico.
Quando passamos a nos encontrar semanalmente, durante 90 minutos, aquele espaço tornou-se sagrado para todos nós. Vocês traziam todo e qualquer assunto que julgavam interessante. Suas angústias, medos, frustrações, sonhos, vitórias pessoais, a superação da semana.
O sonho de um vestibulando é entender trigonometria. O sonho de um vestibulando é escrever a redação perfeita. O sonho de um vestibulando é entender tudo de quase tudo. Isso gera um estado de tensão gigantesco. Essa pressão não é só para a conquista da vaga. Essa é a pressão de quem tem um sonho. Um grande sonho. Dentro de cada um, o sonho estava vivo.
A cobrança que nos impusemos, e que o meio em que estamos inseridos gera e cobra, nos leva aos mais diversos sentimentos. A sociedade exige seres perfeitos, simétricos, sem falhas. Mas, na lógica irracional, as paralelas se cruzam em algum lugar. Desafiamos a lógica cartesiana em busca da realização do nosso.
Nesse momento, mais do que estudar, temos que nos mostrar serenos, seguros. Mostrar-se frágil, com medo...nem pensar. Isso é para os fracassados. Assim pensa o senso comum. E o senso comum vai vitimando vários sonhos pelo caminho.
E fomos vencendo desafios a cada encontro. A cada semana, barreiras eram superadas. Muitas vezes, falávamos desse tema. O medo de fracassar. Esse assunto que é proibido pelo senso comum. As sessões eram pesadas. Saíamos tristes. Mas um novo objetivo era traçado. Era preciso recomeçar. Assim se passaram mais de 40 semanas.
Hoje, chegamos na UFRGS!
Hoje, conheço vocês!
Hoje quero agradecer e dar os parabéns para vocês!
Sei que amanhã, alguns alcançarão o tão esperado e desejado sonho. Entrarão na UFRGS pela porta da frente. Entrarão usando um critério de seleção que coloca todos em igualdade de condições! Todos vocês podem sonhar com isso.
Enfrentamos as mais diversas e absurdas mudanças na regra do jogo. Desde o critério de seleção até a fraude na maior das provas. Mas, mesmo assim, chegamos com o sonho vivo.
E vocês me ajudaram num difícil momento da minha vida, como quando perdi a minha vó. A vó que é tão importante na minha vida. Aquela que nos aproxima na palestra, quando conto o momento exato em que realizei o MEU sonho de ser médico! O momento em que passei no vestibular! Vocês me ajudaram a seguir adiante! A seguir lutando! Me mostram que valia a pena seguir lutando. E, graças a vocês, eu fui adiante.
Independente do que possa acontecer nesses 4 dias, vocês venceram. Por terem chegado até aqui. E eu quero que vocês façam a prova com o sonho vivo! Pois vocês merecem a vaga. Ela pode não vir nesse vestibular. Mas, se o sonho seguir vivo, vocês o realizarão!
Eu acredito no sonho de vocês!
Era isso gurizada...muito obrigado! Eu agradeço de coração a honra de ter trabalhado com vocês. Eu agradeço de coração a confiança que vocês tiveram no meu trabalho! Vocês me colocaram em destaque no cenário nacional. Hoje, sou o Daniel do MOTTOLA. O cara que ajuda vestibulandos. E tudo isso com a ajuda de vocês! Também posso dizer: eu sou o Daniel do MOTTOLA...o cara que vê os sonhos virarem realidade...e isso me faz o cara mais feliz do mundo! Porque trabalho com uns "caras" que sonham e transformam o sonho em realidade! Porque trabalho na minha profissão...e faço o que mais amo na vida!!!!!!!!!!
Valeu GALERAAAAAAAAAA!!!!!!!!!! Agradeço a Deus a oportunidade de cruzar no caminho de vocês!
Boa prova, paz, amor...
DG