Contato

Mail: danielguzinski@gmail.com
Blog2: http://danieldepoimentos.blogspot.com
Consultório: Rua Gonçalo de Carvalho 209/203, Bairro Independência, POA, RS, Brasil

terça-feira, 20 de abril de 2010

MSN, Orkut e relacionamentos...sou da idade das cavernas...








Eu sou um homem da idade das cavernas. A cada dia que passa me convenço mais disso. A cada novo sinal de uma nova tecnologia, mais me afasto do universo digital. Prefiro distância das novas tecnologias. O que será que me causa fobia da modernidade? Não sei, quer dizer, tenho hipóteses.

Trabalhando com adolescentes, convivo, indiretamente, com esse macrocosmo. Siglas dessa nova era são faladas diariamente: ORKUT, FACEBOOK, TWITTER, MSN, GOOGLE...e por aí a fora. Algumas delas, como o meu blog e o twitter, invadiram a minha vida, foram necessidades do trabalho. Pensei cuidadosamente antes de ingressar em alguma delas.  As experiências que vi ,anteriormente, não foram tão legais assim.

As chamadas "redes sociais" criaram uma realidade mais do que virtual. É possível ler o que todos estão fazendo em tempo real. Mais do que isso: é possível ver em tempo real. O orkut possibilitou uma exposição em massa da intimidade de seus usuários. Basta ,apenas, "postar" uma foto e lá foi. Tarde demais. Todos podem ver. Isso mudou um pouco. Após inúmeros processos, o Google acrescentou uma forma de limitar o acesso as fotos. A partir de então, só poderiam ver as fotos quem você escolhesse. Ou liberasse.

Aqui, me dei conta do porque fujo da tecnologia, da era digital. Não que eu faça apologia a uma boa câmera digital. Não é isso. Mas depois de tirar a foto, gosto de vê-la no papel. E dividir a experiência com as pessoas ao meu redor. Não pelo Orkut, mas ao vivo. Pelo Orkut a impessoalidade impera. Um reinado da fobia social. Você tem milhares de amigos ali na tela...veja bem: NA TELA! Que alegria adicionar aquele velho amigo do maternal, vocês estudaram juntos durante 1 ano! Justamente, numa idade em que a memória é fantástica, entre os 4 e 5 anos! Lembra, caro leitor? Quantas histórias dessa época? Quantas fraldas divididas?

Mas, a sua rede de contatos não pára de aumentar! O Orkut já não basta. Depois de conhecer o príncipe ou a princesa encantada é hora da troca de telefone e também de MSN. Agora, nasce um relacionamento duradouro. Pelo MSN, rola um climão! A sedução impera. Entre palavras abreviadas, siglas criadas pelo internetês, abreviou-se outras coisas. E ,nesse entre-linhas, perdeu-se a intimidade. Entre pegar o telefone e ouvir a voz, melhor usar o MSN. Contato visual, jamais! Olho no olho, pra quê? Lanço um desafio: você que tem namorado ou namorada, converse durante uma hora com alguém do sexo oposto pelo MSN. Obs: HETEROSSEXUAL...Depois, imprima a conversa e entregue para o seu digníssimo ou digníssima! Duvido que a conversa ,pós-MSN, não acabe em confusão. No MSN ,a sedução reina, fluem assuntos que, ao vivo, jamais seriam falados. Como o nome do programa diz...windows...janelas se abrem. A imaginação não tem limites.

O velho convite para o cinema perdeu-se com o tempo. No cinema, a conversa é baixa. O tom de voz tem que ser neutro. Não existem exclamações ou emoticons para serem usados. No cinema, em tom baixo, a meia luz, a aproximação é obrigatória. Você tem que chegar perto para ser ouvido, para ser entendido, para ser lembrado e depois tocado. Tocar assusta. Porque esse toque exigiu demais. Foi necessário sair da frente da tela. Você teve que arriscar. Pelo MSN tudo fica mais fácil. Um emoticon fala por você. Além disso, o MSN não traz junto o cheiro. Aquele perfume que desperta os mais secretos desejos e lembranças. Aquele cheiro, que ao ser sentido novamente, nos remete diretamente a pessoa vista, ao vivo. Sem telas ou pedidos estranhos, esquisitos. Ao vivo a vida segue. Ao vivo a vida nos traz cheiros. Sem outras janelas abertas. Sem sermos reféns da dúvida eterna: SERÁ QUE EU SOU A ÚNICA JANELA ABERTA NA VIDA DELE(A)? Pensando bem...a idade das cavernas não é tão ruim assim.