Contato

Mail: danielguzinski@gmail.com
Blog2: http://danieldepoimentos.blogspot.com
Consultório: Rua Gonçalo de Carvalho 209/203, Bairro Independência, POA, RS, Brasil

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Dicas para um bom ENEM...

O vestibulando e sua família devem ter alguns cuidados essenciais em épocas de provas.

Vestibulandos:
  1. evite mudar seus hábitos de vida; a rotina deve ser preservada. A prova ,por si só, já é um evento importante, mudar o ritmo de vida nessa época contribui para o aumento da ansiedade.
  2. conheça seu local de prova antecipadamente. Evite atropelos na hora "H". Saia de casa cedo, evite os congestionamentos característicos em dias de provas.
  3. Estudar ou não antes das provas? Depende de cada um. Existem os candidatos que precisam dar uma última "revisada" na matéria nos dias anteriores, isso aumenta a sua segurança. Outros, sentem-se mais inseguros com esse último estudo no período pré-prova, situação que piora a ansiedade. Portanto, pense bem antes de revisar ou não. 
  4. Evite conflitos (brigas) familiares. Não existe nada pior que uma confusão nesses momentos. 
  5. Não faça grandes reavaliações do seu ano de estudo. Esse é o momento da prova! O foco, a atenção deve ser dado integralmente para a prova! Reavalie com o resultado em mãos.
  6. elabore uma estratégia para a prova. Saiba exatamente por onde você vai começar, qual a matéria do dia que você tem mais confiança. 
Família
  1. Devo ou não acompanhá-lo no dia da prova? Essa é uma decisão que deve ser combinada previamente. Conversem sobre o assunto. Geralmente, o vestibulando sabe o que lhe ajuda mais. Para alguns, a companhia dos pais é positiva. Para outros, um motivo de ansiedade.
  2. o que devo dizer antes das provas? Evite frases de efeito: "vamos lá campeão, agora é tudo contigo "filhão", a gente confia em ti, esse ano é certo que tu passa". A intenção pode ser a melhor possível, mas o resultado pode não ser o esperado.
  3. evite avaliações sobre o ano de estudo. Indagações sobre as matérias, sobre o que foi ou não estudado devem ser feitas durante o período de preparação, não na hora da prova.
  4. evite sugestões sobre como a prova deve ser feita. Para isso existem os professores! Eles são os profissionais treinados para essa tarefa.
  5. lembre-se: a família é importantíssima nessa hora! Troque o puxão de orelha pelo abraço, pode ser muito mais positivo para quem está inseguro!
Na hora da prova:
  1. lembre-se da SUA estratégia, não mude nada quando estiver com a prova em mãos.
  2. reconheça os sinais de ansiedade, eles podem comprometer o seu desempenho. Os sinais mais comuns são: angústia, respiração acelerada, aperto no peito, sensação de sufocamento, tremores, sudorese nas mãos, taquicardia (coração batendo mais rápido). Ao reconhece-los, não comece a prova. Tente respirar calmamente, lembre-se das fases da respiração: inspiração (ar para dentro) e a expiração (ar para fora), conte até 4 inspirando lentamente, segure o ar e conte até 4 lentamente, expire lentamente contando até 4, segure o ar novamente contando até 4. Faça esse movimento durante alguns minutos que isso ajudará na diminuição da ansiedade.
  3. faça uma leitura rápida, reconhecendo as questões mais fáceis.
  4. comece a prova pelas questões que você julgou mais acessíveis.
  5. ao reconhecer que está levando muito tempo para resolver uma questão, pule! O ENEM é uma prova longa, você não pode perder tempo.
  6. Não mude a resposta depois de marcar! O cérebro encontra caminhos que localizam a resposta correta. A maioria das pessoas muda ao revisar a prova, trocando a resposta correta para a alternativa errada. Na dúvida, não marque e volte em outro momento!
  7. Tenha um controle do tempo, evite problemas no final da prova! Não há nada pior que terminar a prova correndo.
  8. Confie no seu estudo, isso é o mais importante para a sua aprovação!
  9. por último: independente do resultado, jamais desista! O ENEM é uma prova importante, mas não definitiva quanto ao seu futuro!