Contato

Mail: danielguzinski@gmail.com
Blog2: http://danieldepoimentos.blogspot.com
Consultório: Rua Gonçalo de Carvalho 209/203, Bairro Independência, POA, RS, Brasil

domingo, 31 de janeiro de 2010

ENEM+ SiSU= ANSIEDADE


A espera por um listão é angustiante. Todos sabem disso. Você faz a prova e espera longos dias. Parece que o tempo não passa. As horas são longas, as noites são maiores ainda. Será que vai dar? Será que não? Mas eu fui bem? Bah, vai dar sim! Fiz mais pontos que no ano anterior!

Tudo isso foi por água abaixo com o ENEM. O MEC descobriu um jeito de fazer uma espera ainda mais angustiante, mais sofrida.

Quando surgiu o novo ENEM, em maio de 2009, eu li as regras e avisei: vai ser um caos! E fui mal entendido. Alguns disseram que eu estava louco. Que eu estava exagerando. Li atentamente cada uma das várias páginas que explicavam as regras. Tinha a TRI, o SiSU...entre tantas outras coisas. E avisei: o listão vai deixar de existir. Se era angustiante com o listão. Seria pior com o SiSU.

Quando o listão é divulgado, você ESTÁ aprovado! Quando você está no SiSU, durante o dia, poderá estar fora pela manhã! Ou seja, você dorme aprovado e acorda REPROVADO!

O novo método de seleção funciona assim: você se inscreve durante o dia. Antes de conseguir, pena muitas horas. Sim, pena! Porque o sistema cai, porque são muitos os brasileiros que tentam acessar o SiSU ao mesmo tempo. Superada a fase do sistema, horas e horas, dias e dias tentando acessar o SiSU você se inscreve. Coloca a sua nota no sistema e espera. Acorda no dia seguinte e tá lá! Você PASSOU! Sim, passou! Seu nome está lá no listão! NÃO! Enganou-se, era uma pegadinha.

A pegadinha é a seguinte. Você se inscreve durante o dia. O sistema recolhe todas as novas inscrições daquele dia. E também aceita as mudanças que estão ocorrendo. Como assim mudanças? Um candidato que quer um determinado curso e tem uma nota muito alta, poderá descobrir que, com a sua nota, ele passaria em Medicina. Ou seja, ele abre mão do curso sonhado para passar em um curso com glamour maior. Na sua tola visão de mundo.

Dessa forma, o listão é móvel. Todos os dias, pela manhã, surge um novo listão. Imagine a angústia de um candidato que está muito bem colocado no primeiro dia. Isso não significa nada. Porque muita água vai passar por baixo da ponte. E, em 6 dias, ele poderá ser excluído do listão. Sim, ele que tanto sonhava e merecia aquela vaga, estará fora. Ele verá a sua colocação sendo transformada em pó. A cada dia ele vai caindo, caindo, caindo e...está fora!

Tenho pensado muito se é justo ou não. Na minha opinião, NÃO! Mas é a regra de um novo jogo. E a sorte está lançada. Sorte? SIM! Tenho certeza que quando as inscrições encerrarem, alguns candidatos estarão fora por não conseguirem acessar o sistema. Sendo assim, não se inscreverão no SiSU e perderão a sua vaga.

Num país de dimensões continentais, era favas contadas que isso ocorreria. Em algum momento, em alguma cidade longínqua, faltará luz, a internet discada cairá, o sistema vai falhar. E algum estudante perderá a chance de ter um futuro melhor.

Além disso, para o RS, essa mudança representou a NACIONALIZAÇÃO das vagas de duas grandes universidades: UFPEL e UFCSPA. A partir do SiSU, as vagas serão disputadas por todos os estudantes brasileiros. Mais do que isso: pelos MELHORES estudantes brasileiros. O que torna o processo ainda mais difícil.

É verdade, nunca pensei dizer isso: que saudade do listão!

2 comentários:

  1. Se me permite algumas colocações:
    - Concordo plenamente que a troca de cursos para Medicina ao ver que tem uma nota boa é um problema. Isso cria duas pessoas infelizes no futuro - o que queria ser médico e não entrou e aquele que vai trabalhar no que não gosta passando a vida toda repetindo pra si mesmo que fez a escolha mais sensata. Quando fiz vestibular tinha nota para Medicina, mas não o fiz por saber que não era o que eu queria pro meu futuro. Nenhum remorso.
    - Muitas faculdades não aderiram e só vão soltar seus resultados depois do fim do SiSU ou do fim da primeira fase dele. A USP, por exemplo. Tem muita gente que ocupou as primeiras vagas e não vai usar, torturando o restante com a espera da segunda chamada.
    - Tem gente que está dando tiro pra todo lado, escolhendo faculdade muito longe de casa, sem saber se tem condições financeiras ou psicológicas para aguentar o tranco. Se aguentar, perfeito! Se não, é vaga abandonada para a segunda ou terceira chamada (ou pior...).

    Agora onde eu discordo:
    - Se sua posição está caindo, não está sendo ocupada por ar. É outro aluno, que também estuda, sofre e espera que fez mais ponto que você e que também merece a faculdade. Estude mais para o próximo ENEM e boa sorte.
    - Nacionalização de vagas é algo MUITO positivo. Além de alocar os melhores alunos, fortalece uma cultura de integração nacional. Como internacionalista, fico triste em ver países onde cada canto quer se separar. Tive sorte de estudar na capital federal em uma turma com estudantes do país inteiro. Um festival de sotaques e costumes que resultou em viagens, amizades, respeito e aprendizagem sobre os diferentes cantos do Brasil. Meu único ponto é: não é fácil ir para muito longe de casa; mas se você consegue, vai fundo que vai ser ótimo para você.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou muito triste porque se as inscrições tivessem terminado ontem, teria passado. A nota de corte para o meu curso aumentou mais de 100 pontos em 3 dias e continua aumentando... E esse é o curso com o qual sempre sonhei, sabe? E o vejo escapando das minhas mãos, como se fosse areia.
    Espero que quem passe dê valor ao que tem.

    ResponderExcluir