Contato

Mail: danielguzinski@gmail.com
Blog2: http://danieldepoimentos.blogspot.com
Consultório: Rua Gonçalo de Carvalho 209/203, Bairro Independência, POA, RS, Brasil

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

enem 2009? VERGONHA!


Trabalho há quase 10 anos no universo do vestibular. Ontem, escrevi sobre as mudanças que ocorreram ao longo dos últimos 13 anos. Ficou evidente que as coisas complicaram, estão mais difíceis. Mas o espetáculo proporcionado hoje, passou de todo e qualquer limite esperado.

O país inteiro sabia que o sistema não funcionaria direito para as inscrições no SiSU, ou Sistema de Seleção Unificado. Imagine 4 milhões de pessoas tentando acessar um site que comporta no "máximo" 200mil acessos simultaneamente. Era favas contadas. Não deu outra. A partir das 6h da manhã os estudantes estavam de prontidão tentando efetuar a sua inscrição preliminar. E não conseguiam. Alguns não sabiam nem o que realmente estavam fazendo.

Para completar o holocausto do ENEM, o Ministério Público de SC ingressa com uma ação pedindo o cancelamento da prova. Tudo isso depois da fraude no mês de outubro. Será que o que acontece, nesse momento, é muito diferente da fraude? A denúncia feita pelo MP de SC levanta dúvidas quanto ao sigilo da prova.

Diante de tudo isso, de indícios e evidências gritantes de que seria um caos, assistimos tudo passivamente. Aceitamos decisões arbitrárias sentados no sofá da sala. Brincam com o futuro de 4milhões de jovens brasileiros. Agimos com a letargia que nos é característica. O que aconteceria se o ENEM fosse aplicado na França por exemplo? Duvido que os estudantes franceses acatariam mudanças desse tipo. Haveriam passeatas, discussões amplas e significativas. O povo tem voz, se faz ouvir. É representante dele mesmo junto aos governantes. Não precisa de intermediários. Eles existem, mas se a coisa não vai bem, melhor ir sozinho. A montanha vai até Maomé? Não!

Estou escrevendo certo de que as coisas não vão mudar. Tudo seguirá o seu curso natural. Fernandinho Beira-Mar fará o ENEM novamente, poderá ocorrer uma nova fraude, seguiremos sem as 184 vagas de Medicina, talvez você consiga se inscrever no SiSU, talvez não. Tudo isso mostra que estamos distante do país que vive da sua imagem imaginária. O país da Copa e das Olimpíadas não consegue organizar uma prova de seleção. O país do pré-sal não se preocupa com a educação. Melhor...o país do pré-sal se preocupa com o Carnaval! Então, que siga o desfile da desordem e do desrespeito. Porque esse é bem organizado. Nunca falha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário