Contato

Mail: danielguzinski@gmail.com
Blog2: http://danieldepoimentos.blogspot.com
Consultório: Rua Gonçalo de Carvalho 209/203, Bairro Independência, POA, RS, Brasil

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Vestibulares e suas notas...



Resolvi olhar com atenção as notas dos vestibulares da UFRGS desde o ano de 1997. Toda análise é cansativa, exige cuidado. Em 13 anos, muita coisa mudou. Seja na economia, seja na sociedade. E também na educação. Lançar uma visão sobre notas de um vestibular não é simplesmente "enxergar" números e fazer afirmações cartesianas. Em 13 anos temos uma nova geração de estudantes. A década de 90 e a primeira dos anos 2mil evidenciaram uma crise no sistema educacional brasileiro.

O vestibular da UFRGS tinha 35 questões por prova em 1997. Atualmente, 25. Durava 5 dias em 97. Atualmente, dura 4 dias. A PUC, em 1997, tinha 25 questões por prova e durava 5 dias. Atualmente, tem 10 questões por prova e dura 2 dias.

O resultado dessa redução foi o emparelhamento dos candidatos. Está cada vez mais difícil se diferenciar. Como assim??? Simples. Quando a UFRGS tinha 35 questões, a média era muito próxima da atual prova. Entretanto, a prova de hoje é composta de 25 questões. Existem menos questões, o que diminui a chance de ganhar pontos através do desvio. Relembrando, desvio é uma conta maluca que nos informa um número que mostra quantos pontos ganhamos a mais na média. Esses pontos são decisivos para a aprovação. Quanto mais questões acertamos, mais desvios ganhamos. Quanto menos questões tiver a prova, menos desvios teremos e menos pontos ganharemos. Tá aí o emparelhamento que falei. Com provas compostas de 25 questões, o vestibular aumentou a importância de uma única questão. O estudante tinha que acertar um número muito próximo de questões comparando com o atual modelo. A diferença é que a prova agora é composta de 25 questões. Diante disso, acertar quase 80% tornou-se uma obrigação. Quando penso em obrigação, penso nas suas consequências. Os estudantes estão indo para a prova com a difícil missão de serem perfeitos nessa hora.

O resultado do vestibular de 2010 mostrou um aumento significativo nas médias. A média do último aprovado em Direito diurno na UFRGS está muito próxima da média do último candidato aprovado em Medicina na UFCSPA no ano de 1997. A média de Direito em 2010 foi 679,74 e em Medina na UFCSPA em 1997 foi 694,59.

Não quero ser o Joãozinho-do-passo-certo, mas está evidente que as coisas estão ficando mais disputadas. A cada mudança que ocorre no vestibular, piora para o candidato. A média tem subido não pelo nível dos estudantes. Mas pelas mudanças na regra do jogo.

Um comentário:

  1. oi ,meu nome é Daniela,moro em Sapucaia do Sul,tenho 21 anos e estudei a vida toda em escola púplica e me orgulho muito disso,mas nós sabemos que na maioria das vezes as escola não tem muita extrutura para dar aula,e não é questão de falta de vontade de estudar mais por não ter professores enfim...
    eu ouvi falar muito bem de vc e pesquisei tm ,desejo muito passar em medicina mas não tenho muito tempo e nem muito dinheiro pra fazer um pré,fiz o vestibular da ufrgs e fui ma lcomo posso acompanhar suas aulas quanto custa ...desculpa o texto rsrsrrs se poder mandar um email com a resposta é danielapereiramachado540@gmail.com

    ResponderExcluir