Contato

Mail: danielguzinski@gmail.com
Blog2: http://danieldepoimentos.blogspot.com
Consultório: Rua Gonçalo de Carvalho 209/203, Bairro Independência, POA, RS, Brasil

domingo, 11 de dezembro de 2016

Ascensão e queda...10 anos depois!

"Se eu administrasse uma empresa, iria querer sempre ouvir as ideias dos jovens mais talentosos, pois são eles que conhecem melhor a realidade contemporânea e as perspectivas para o futuro." Alex Ferguson

Faz 5 anos que me dediquei ao estudo aprofundado do esporte de alto rendimento. A primeira lição foi: não há espaço para amadorismo no esporte profissional atualmente. Confesso que pensei que bastava o meu conhecimento escasso para trocar de área de atuação. Ledo engano. 

Comecei a estudar e cada passo que eu dava me indicava mais estudo. Pensei: não será fácil. Tive algumas oportunidades de ir estudando as instituições europeias e entender o profissionalismo que lá impera. E a diferença é gigantesca. Vivo em um país onde o "achismo" domina. Ciência e estudo aqui não fazem sentido. Aqui, basta a experiência prévia. No caso do futebol, a experiência de campo. 

O INTER pagou um preço caro. Nos últimos 10 anos foi do ápice a queda por culpa do envelhecimento de seus dirigentes. O mundo mudou em 10 anos. Tão importante quanto saber perder é saber o motivo que te levou a vitória. Os dirigentes esqueceram e envelheceram. E mais: desaprenderam com um novo mundo do esporte.

No futebol moderno não há espaço para amadores e nem para improvisos. O futebol moderno exige profissionalismo, pensamento coerente, tomada de decisões de acordo com um projeto baseado em ideias claras. Não foi o que vimos. Vimos um presidente arrogante. Seu projeto era baseado num pensamento mágico: "clube grande não cai!". Como percebemos, clube grande cai, sim! 

Que o próximo presidente, Marcelo Medeiros tenha uma ideia clara de futebol. Que ele seja o homem capaz de tomar as decisões corretas nesse momento. Diferente de uma seleção, um clube é feito de seus torcedores. Agora, nesse difícil momento, cabe ao torcedor o processo de união com o clube. A história do Inter sempre foi feita de momentos difíceis. Mas também de momentos grandiosos. As próximas páginas serão escritas e, tenho certeza, com novas glórias. Ascensão e queda são dois lados da mesma moeda. E, durante a história de qualquer instituição, as maiores mudanças ocorrem nos momentos de grande crise. Agora é seguir viagem. Seja na letra que for. Seja na divisão que for. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário