Contato

Mail: danielguzinski@gmail.com
Blog2: http://danieldepoimentos.blogspot.com
Consultório: Rua Gonçalo de Carvalho 209/203, Bairro Independência, POA, RS, Brasil

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A vida segue...

Não entendo bem essa coisa de Natal e final de ano. Vejo muito mais como uma questão capitalista do que qualquer outro tipo de evento. Gosto da sensação de olhar para trás e fazer reflexões sobre o que aconteceu naquele ano. E é nisso que me agarro no final do mês de dezembro. A sensação de que o tempo passa numa velocidade assustadora é cada vez maior. Muito mais por ver meu filho crescendo do que qualquer outra coisa. Ou será que não???? Pode ser que sim, pode ser que não. As re-avaliações, entenda caro amigo, que usei o "re" separado como um auxílio na escrita. Pode ser o retorno, a reavaliação, a retomada de certos assuntos e valores.
O final de 2009 tem me levado a pensar na vida e no que ela traz consigo. Mudanças radicais seguidas da vida e do cotidiano. A rotina nos aprisiona dentro de um pequeno universo, pouco adepto da reflexão. Pensar não é uma tarefa fácil. Lembro de uma sessão de terapia muito importante para mim. Dentro de tantas associações livres que fazemos durante aquele momento único, chegamos ao assunto pensar. Como uma nuvem que se aproxima sem poder ser contida, o pensamento surge na velocidade da luz. Nos leva do zero ao infinito na milésima parte de um segundo. Disse que havia aprendido a pensar. O comentário do meu terapeuta foi simples e delicado: "e tu acha isso simples?". Naquele instante o cerco fechou. Ele estava dizendo que eu não pensava???? Seria eu um ser desprovido de inteligência? Passados alguns anos e diversos terapeutas depois, me dei conta de que o pensar é uma tarefa nobre. É ter a capacidade de refletir, discutir, assimilar e tomar a decisão mais acertada. Como um relógio que funciona sem falhas, a vida nos remete a imprevisibilidade. A sensação de desamparo assusta. E pensar faz parte da tomada de conhecimento de um mundo inexplorado, desconhecido. Pensar faz mudar o rumo das coisas. E mudanças são difíceis de serem assimiladas. Por vezes, até aceitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário